Municípios recebem o Baixada para Cima!

Dia 21 é o lançamento em Japeri. Nilópolis e Paracambi são as outras cidades beneficiadas com a iniciativa, que conta com apoio internacional

As diversas ações do projeto “Baixada para Cima!” serão realizadas nas cidades de Japeri, Nilópolis e Paracambi em 2017. As negociações para conclusão da parceria com as três cidades já estão em andamento. No dia 21 de fevereiro, às 15h, acontece o lançamento em Japeri. O evento de apresentação das atividades do Baixada para Cima! é aberto aos gestores públicos, líderes comunitários e moradores, principalmente do bairro Mucajá, local de maior intervenção das ações na cidade. O encontro acontece no auditório da Escola Municipal Ary schiavo, na praça Manuel Marques, s/nº, em frente à estação de trem de Japeri. Nas outras duas cidades os encontros de apresentação das ações serão anunciados em breve.

O Baixada para Cima! é um projeto que visa aumentar a inserção e a participação ativa de adolescentes e jovens moradores da Baixada Fluminense nos programas de assistência social municipais, estaduais e federais, contribuindo assim para o exercício pleno de cidadania para os setores em vulnerabilidade cultural, econômica e social. É co-financiado pela União Europeia, apoiado pela Regione Marche, e coordenado pela instituição italiana Comitato Internazionale per lo Sviluppo dei Popoli (Comitê Internacional para o Desenvolvimento dos Povos) – CISP, e a ONG brasileira Se Essa Rua Fosse Minha – SER.

O projeto possui diversas ações, e criar parcerias com as prefeituras da Baixada Fluminense é um dos processos fundamentais para o desenvolvimento das atividades. Em 2015 a parceria foi com os municípios de Nova Iguaçu, Duque de Caxias e Belford Roxo.  Em 2016 foi a vez das cidades de Magé, Guapimirim, Itaguaí e Seropédica.

Contribuir na orientação de políticas públicas sociais é um dos objetivos do Baixada para Cima!. Para isso, o projeto conta com ações como a criação do Observatório Social Intermunicipal (OSI), composto por representantes dos setores público, privado e sociedade civil, e a realização do Curso de Formação de Gestores em Políticas Públicas, fruto de parceria com professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). O curso gratuito tem o objetivo de contribuir para a qualificação profissional de gestores e técnicos das prefeituras, dos CRAS e CREAS, líderes comunitários da região e representantes das Organizações da Sociedade Civil.

Outra ação é a realização de seminários. Em 2015 e 2016 os seminários tiveram o tema A Baixada que Queremos. Neste último, foi gerado um documento final sobre o tema, elaborado por grupos de trabalho formado por representantes de ONGs, universidades, governos municipais e demais setores da região. O objetivo do documento é contribuir para o desenvolvimento participativo e sustentável da Baixada Fluminense.

Baixada Para Cima!O Baixada para Cima! também conta com atividades de capacitação de jovens, como o Jovem Pesquisador e as Oficinas Criativas de Arte e Cidadania. Mais de 1.500 jovens já foram beneficiados com o projeto.

Conheça o documento final A Baixada que Queremos e as demais ações do projeto Baixada para Cima! no blog, ou na página do Facebook.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa

Foto: Carolina Oliveira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *