Aplicativo Partiu Praia é lançado

O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) lançou, na última quinta-feira (8), o aplicativo Partiu Praia, que permite à população obter informações sobre as condições de balneabilidade de sua praia favorita pelo celular e em tempo real. Inicialmente, o aplicativo está disponível em fase de teste para download no Portal do Inea. Durante o evento, foi lançada a cartilha de balneabilidade, que já pode ser consultada no portal do instituto.

Ao baixar o aplicativo, que oferece serviço de buscas pelo nome da praia e pelo bairro, o usuário poderá visualizar os municípios com praias monitoradas pelo INEA e que aparecem listadas na opção “Locais”, além de outros detalhes como dia e localização do ponto da coleta, além da foto da praia.

O usuário poderá localizar automaticamente (via GPS) as praias mais próximas e suas respectivas condições de banho e poderá selecionar manualmente as que deseja informação, assim como adicioná-las aos seus favoritos. Em todo o Estado são quase 300 pontos de coleta de água em 201 praias

Para o Presidente do INEA, Marcus Lima, o lançamento deste serviço, totalmente elaborado por técnicos do INEA, é motivo de orgulho:

“É uma conquista e uma realização para nós. Este serviço é exemplo de que é possível fazer gestão pública com eficiência, mesmo em um momento de crise como este que o Estado vivencia, pois o aplicativo foi totalmente elaborado por técnicos do INEA, sem nenhum investimento”, destacou Marcus Lima.

O Coordenador de Monitoramento da Qualidade Ambiental do INEA, Leonardo Daemon, explica que o objetivo é oferecer à população mais acesso a informação sobre as condições de banho das praias do Rio.

“Os boletins de balneabilidade das praias do Rio e de Niterói são divulgados no Portal do INEA duas vezes por semana. E agora, vamos disponibilizar mais esse serviço para que a população possa conferir as condições de banho de sua praia”, afirmou Leonardo Daemon.

De acordo com o gerente de Tecnologia da Informação do Inea, Eduardo Santos, o aplicativo pode ser baixado na versão Android no site (www.inea.rj.gov.br/partiupraia) e, em breve, estará disponível na versão iOS e nas lojas de aplicativos (Apple Store e Play Store):

“Pode ser uma versão Beta (para testes), no próprio site teremos uma classificação onde o usuário poderá dar seu comentário a partir da marcação do número de estrelas, justamente para que possamos ter uma percepção quanto ao uso do aplicativo”, disse Eduardo Santos.

Já a cartilha de balneabilidade é uma publicação que reunirá informações sobre como é feita a análise de balneabilidade das praias, detalhando os fatores que contribuem para que uma praia esteja própria ou imprópria para banho. A finalidade é informar a população sobre como esse trabalho é feito.

 

Foto: Antonio Kämpffe

Fonte: Ascom INEA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *