Combate à Hanseníase em Belford Roxo

Em comemoração ao Dia Estadual de Conscientização, Mobilização e Combate à Hanseníase, a Prefeitura de Belford Roxo, através da Secretaria de Saúde e da Secretaria-Executiva de Promoção e Proteção à Saúde, vai promover durante o mês de agosto, a partir desta segunda-feira (7), uma campanha de conscientização da doença com a população. Mais de 30 profissionais estarão no Centro e nos bairros, Lote XV, Nova Aurora, Farrula, Piam e Areia Branca distribuindo folders, orientando e tirando dúvidas sobre a doença. Durante a ação, a população também poderá obter esclarecimentos sobre a tuberculose.

O secretário de Saúde, Silvano Ferreira, disse que o município está empenhado em realizar ações preventivas. “Nossa população precisa estar informada. Ainda existem muitos preconceitos sobre a hanseníase e a tuberculose. Quanto mais rápido descobrir as doenças, maiores serão as chances de cura”, ressaltou Silvano Ferreira.

De acordo com o secretário-executivo de Promoção e Proteção à Saúde, Robson da Silva Sarmento, é muito importante a prevenção no município. “Estamos realizando esta conscientização com a população, que deve ficar sempre em alerta. Ao primeiro sinal ou sintoma da doença é necessário procurar um profissional de saúde para obter um diagnóstico correto”, informou Robson.

Ações no município

A campanha de conscientização e prevenção contra a hanseníase e a tuberculose em Belford Roxo vai acontecer no dia 7 de agosto, às 7h, na Praça Eliaquim Batista (Centro). No dia 14, às 7h, a ação acontece na Praça do bairro Lote XV, no dia 17 e 24 de agosto, das 8h às 13h, a campanha será no Previde, no dia 21, às 7h, os profissionais estarão na Praça do bairro Nova Aurora e no dia 25 e agosto, às 7h, a campanha será na Praça do bairro Farrula e no dia 28, de 8h às 13h, a ação acontecerá na Casa da Cultura, no bairro Piam.

A hanseníase (conhecida como lepra) é uma doença infecto contagiosa causada por um microorganismo (bactéria) denominado Mycobacterium leprae. Sua transmissão ocorre através do contato direto com doentes sem tratamento, pois eles eliminam os bacilos através do aparelho respiratório em meio as secreções nasais e gotículas da fala, tosse e espirro.

No caso dos doentes que recebem tratamento médico, não há risco de transmissão. Sensação de formigamento, fisgadas ou dormência nas extremidades; manchas brancas ou avermelhadas, geralmente com perda da sensibilidade ao calor, frio, dor e ao toque formam alguns dos sintomas da doença. A hanseníase tem cura e seu tratamento é realizado através de medicamentos via oral. A doença é tratada nas unidades de saúde gratuitamente.

Serviço

07/08 –7h – a campanha vai acontecer na Praça Eliaquim Batista (Centro)

14/08- 7h – a campanha vai acontecer na Praça do bairro Lote XV

17/08 e 24/08- 8h às 13h- a campanha vai acontecer no Previde, na Rua José da Cunha, 305 – Areia Branca

21/08- 7h – a campanha vai acontecer na Praça do bairro Nova Aurora

25/08- 7h- a campanha vai acontecer na Praça do bairro Farrula

28/05 – 8h às 13h – a campanha vai acontecer na Casa da Cultura, na Avenida  Bob Kennedy – Nova Piam, Belford Roxo

 

Fonte: Ascom Prefeitura de Belford Roxo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *