Exposição Olhar Jovem Baixada em Japeri

A exposição fotográfica “Olhar Jovem Baixada – Engenheiro Pedreira, Um Exercício de Cidadania Planetária” está até sexta-feira (18), no Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) Mucajá, na avenida Tancredo Neves, lote 10, quadra 11, em Japeri. A exposição, aberta ao público, é fruto do aprendizado de jovens nas aulas de fotografia das Oficinas Criativas de Arte e Cidadania, ação do projeto Baixada para Cima!. Durante as oficinas realizadas no CIEP 402 Aparício Torelli, os jovens de Japeri registraram em fotografias detalhes do visual urbano e rural de seu município.

Para a inauguração da exposição os profissionais do CRAS Mucajá realizaram uma confraternização. Além dos alunos das oficinas criativas, participaram os jovens pesquisadores do projeto Baixada para Cima!,  que estão realizando pesquisa de campo para coletar dados sobre acesso aos serviços sociais básicos nos bairros de atuação do CRAS Mucajá.

A iniciativa tem a parceria da prefeitura de Japeri, por meio da secretaria Municipal de Assistência Social. Participaram do evento profissionais da secretaria, membros da equipe do projeto Baixada para Cima!, além do profissional que ministrou a oficina para os jovens, Walter Mesquita, fotógrafo da Baixada Fluminense que já realizou exposições nacionais e internacionais.

O Baixada Para Cima! é um projeto co-financiado pela União Europeia, apoiado pela Regione Marche, e coordenado pela instituição italiana Comitato Internazionale per lo Sviluppo dei Popoli (Comitê Internacional para o Desenvolvimento dos Povos) – CISP, e pela Ong brasileira Se Essa Rua Fosse Minha – SER. O projeto visa aumentar a inserção e a participação ativa de adolescentes e jovens moradores da Baixada Fluminense nos programas de assistência social municipais, estaduais e federais, contribuindo assim para o exercício pleno de cidadania para os setores em situação de vulnerabilidade cultural, econômica e social.

As Oficinas Criativas de Arte e Cidadania é uma das ações de capacitações de jovens do projeto Baixada para Cima!. Alguns dos objetivos das oficinas são oferecer oportunidades de qualificação técnica, estimular os talentos, a participação social e o pensamento critico por meio da cultura, como uma maneira de valorizar o potencial criativo dos jovens da Baixada Fluminense. Além de fotografia são oferecidas aulas nas linguagens de dança, circo e teatro.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *