Semana da PcD Intelectual em Queimados

Queimados destaca Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla em dois dias de eventos

A Prefeitura de Queimados, por meio da Secretaria Municipal de Educação, organizou dois dias de atividades, nos dias 21 e 28 de agosto, para destacar a Semana da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. No dia 21 de agosto, o evento irá acontecer das 8h às 16h no Teatro Metodista (Avenida Marinho Hemetério de Oliveira, S/Nº, Vila Pacaembu) e no dia 28 na Escola Municipal Leopoldo Machado (Av. Vereador Marinho Hemetério de Oliveira, s/nº, Centro), das 8h às 16h. As ações serão abertas ao público em geral e têm por objetivo promoção e abordar questões que vão desde a luta pela defesa de direitos das pessoas com deficiência até a conquista de novos espaços de inclusão.

As atividades começam, na segunda-feira, às 8h, com a apresentação de  músicas, danças, peça teatral, recitação de poesia e depoimentos dos resultados obtidos nos atendimentos realizados nas salas de recursos disponibilizadas pela prefeitura nas Escolas Municipais: Professor Leopoldo Machado, Metodista, Professor Gilvanei Pereira da Fonseca, Senador Nelson Carneiro, Luiz de Camões, Carlos Pereira Neto,. Pastor Arsênio Gonçalves e Professor Alberto Pirro;

Em seguida, será ministrada palestra sobre a “Escolarização da Pessoa com Deficiência Intelectual”, com a pedagoga Leila Lopes de Ávila, mestre em educação  da UFRRJ, especialista em Educação Especial (UERJ), especialista em Administração Escolar – (UNIG), membro do grupo de pesquisa: Observatório de Educação Especial e Inclusão Escolar, Práticas Curriculares e Processos de Ensino e Aprendizagem (ObEE/UFRRJ), pedagoga nas coordenadorias de Educação Especial das secretarias municipais de educação de Duque de Caxias e Belford Roxo.

Às 10h, acontecerá a palestra sobre a LBI – Lei Brasileira de Inclusão, com o Drº. Caio Silva de Sousa, mestre em Direito Público e Evolução Social (Universidade Estácio Sá); secretário geral da Comissão de Defesa de Direitos da Pessoa com Deficiência (OAB/RJ), professor de Direito Constitucional, Direito Processual Civil e Deontologia Jurídica (Faculdades São José), pesquisador do Observatório de Políticas Públicas, Direito e Proteção Social (PPGD/UNESA), e Especialista em Direito Desportivo (Universidade Cândido Mendes) e Bacharel em Direito (Universidade Cândido Mendes).

Depois do almoço, às 13h, haverá outra apresentação de alunos da Rede Municipal, seguida da palestra sobre “Práticas de Aprendizagens Integradoras e Inclusivas em Sala de Aula” com a professora Tatiana Carnaval, psicóloga, psicopedagoga, especialista em psicossomática e neurociências aplicadas à aprendizagem, psicomotricista, professora da pós-graduação em psicopedagogia (Unicarioca).

Palestra especial para os professores das salas de recursos e NAE

No dia 28 de agosto, a maratona de atividades continua, às 8h  e vai até às 16h desta vez na Escola Municipal Leopoldo Machado. Durante todo o dia, o público irá debater sobre o tema “Compartilhando Vivências e Práticas na Deficiência Visual”, oferecida pela professora Verônica Ramiro Lopes – Especialista em Deficiência Visual (UNIRIO,; Orientadora do Núcleo de Apoio Pedagógico Especializado (NAPES – São João de Meriti – Metro VII- SEEDUC – RJ), Curso de Extensão Tecnologia Assistiva e Comunicação Alternativa (UFRJ), Multiplicadora do Sistema Operacional Dosvox.

Segundo a coordenadora do Departamento de Educação Especial do município de Queimados, Rosângela Barbosa, o evento também tem o objetivo de ressaltar o trabalho da educação especial na cidade. “Vem novamente reafirmar a importância de uma educação inclusiva, participativa e onde acreditamos que é possível fazer quando se pensa no ser humano como um todo e vamos mostrar um pouco de como está sendo realizado este trabalho aqui em nosso município”, ressaltou.

PROGRAMAÇÃO

21 DE AGOSTO – TEATRO METODISTA – DAS 8h ÀS 17h

08h – Abertura do evento – Apresentação de alunos da Rede Municipal: E. M. Metodista- música,

  1. M. Luiz de Camões com Interpretação teatral
  2. M. Carlos Pereira Neto – música.

9h: Palestra sobre a Escolarização da Pessoa com Deficiência Intelectual  com a Pedagoga Leila Lopes de Avila.

10h – Apresentação da E. M. Senador Nelson Carneiro – Recitação de poesia; Relatos de boas experiências; Apresentação musical;

Palestra sobre a LBI – Lei Brasileira de Inclusão – Decreto 7.611 – 17/11/2011  com o Drº. Caio Silva de Sousa –

12h – INTERVALO

13h – Apresentação de Alunos da  E. M. Pastor Arsênio Gonçalves – música;

  1. M. P. Gilvanei Pereira da Fonseca – Peça teatral;

13h:30min – Práticas de Aprendizagens Integradoras e Inclusivas em Sala de Aula ₋ Professora Tatiana Carnaval ₋

16h – Apresentação dos alunos da E. M. Professor Alberto Pirro – dança;

  1. M. P. Leopoldo Machado – Apresentação musical em Libras.

 Assessoria

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *