Belford Roxo: oficinas e cursos gratuitos

Quem encontra o menino João Vitor da Silva Ferreira, de 11 anos, e o vê falando algumas palavras em francês, se emociona. É que ele é aluno da oficina de francês oferecida pela Casa de Cultura de Belford Roxo. O curso faz parte das atividades gratuitas oferecidas pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Cultura.

Para João Vitor, poder participar da oficina de francês está sendo muito importante. “Comecei no início do ano e estou adorando falar um idioma diferente e difícil. É uma nova experiência e de grande valia para o meu futuro. Meu pai mesmo falou que tenho que aproveitar, pois só quem faz um curso de francês é quem tem boas condições financeiras. Estou agarrando essa oportunidade e espero que meus colegas também façam o mesmo”, explicou o menino.

A oficina de francês está fazendo sucesso no município. Os cerca de 30 alunos, aprendem o idioma, a literatura francesa e as artes plásticas. As aulas acontecem as terças e quartas-feiras, de manhã e à tarde. De acordo com a professora, Elenira de Vasconcelos, os alunos são muito dedicados e participativos. “Pensamos que haveria alguma resistência, porque o francês é um idioma que não é muito difundido na nossa cultura. Mas nos surpreendemos. Os alunos estão se dedicando e gostando muito das aulas”, enfatizou.

Investimentos

Para o prefeito da cidade, Wagner Carneiro, o Waguinho, o governo está investindo em todas as áreas e a cultura não fica de fora. “O aprendizado de outra língua é muito importante. Hoje pode ser apenas um fato cultural para essas crianças e jovens, mas no futuro poderá ser útil também na sua vida profissional”, frisou. Waguinho disse ainda da importância de difundir a cultura e realizar atividades que retirem os jovens da ociosidade.

Outra oficina que faz sucesso no complexo é a de dança urbana. Todas as segundas e quartas-feiras, as crianças e adolescentes lotam o teatro para aprender a dança do momento. De acordo com o secretário de Cultura, Bruno Nunes, os cursos estão quase sempre lotados. “Os participantes se divertem e aprendem uma atividade saudável. As oficinas promovem a interação entre os alunos. Algumas são mais procuradas como a de francês, a de dança urbana e a de artesanato. Esta última, as participantes não perdem uma só aula. Muitas delas aproveitam o aprendizado para confeccionar as peças, vendê-las e ainda aumentar a renda em casa”, enfatizou o secretário.

Sem tempo ocioso

As alunas Jeania França e Dominique Cipriano dos Santos, ambas de 17 anos, participam das aulas de dança e não querem parar. “Além de aprender uma atividade que mexe com o corpo e a mente, nos reunimos e estamos fazendo novos amigos”, ressaltaram. O estudante Caio Gabriel dos Santos, de 11 anos, participa de vários cursos no complexo cultural, entre eles o de teatro, dança, de francês e de desenho. “Passo as tardes na Casa da Cultura e aprendo diversas atividades. Com isso, meus pais ficam despreocupados em saber que estou ocupando o meu tempo ocioso com atividades importantes para o meu futuro”, disse o menino.

Já a oficina de artesanato, acontece as quartas-feiras, das 14h às 16h e é aberta a todas as idades. Janete Lima, coordenadora da Feira de Artesanato de Bel (Feirart), informou que os produtos confeccionados pelas alunas estão expostos sempre às quintas-feiras, das 8h às 17h, na Praça Eliaquim Batista, no Centro de Belford Roxo.

A Casa da Cultura fica na Avenida Bob Kennedy s/n, no bairro Nova Piam e oferece vários cursos gratuitos, entre eles, o de percussão, francês, inglês, teatro, dança urbana, desenho, artesanato, zumba, capoeira e de idiomas (inglês e francês) e contam com cerca de 200 alunos.

HORÁRIOS DAS OFICINAS

 Artesanato: Quartas-feiras, das 14h às 16h.

 Canto e Coral: Sextas-feiras, das 14h às 16h.

Capoeira: Terças e Quintas-feiras, das 19h30 às 21h30.

Dança de Salão:  Quintas-feiras, das 14h às 16h.

Dança Urbana: Segundas e Quartas-feiras, das 13h30 às 14:30.

Zumba: Terças e Quintas-feiras, das 10h às 11h.

Francês: Terças e Quartas-feiras, das 9h30 às 11h e das 14h30 às 16h.

 Violão:  Segundas, Quartas e Sextas-feiras, das 18h30 às 19h30, e das 19h30 às 20h30.

Pintura e Desenho:  Segundas e Quartas-feiras, das 14h às 16h e as Terças e Quintas-feiras, das 10h às 12h.

Teatro:  Segundas e Quartas-feiras das 14h às 16h.

 

Fonte: Ascom Prefeitura de Belford Roxo

Fotos: Divulgação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *