Exposição percorre escolas de Mesquita

Depois de estrear no saguão da prefeitura de Mesquita em 5 de junho, em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, a exposição “Mesquita: Cidade Parque” segue agora uma agenda itinerante, rodando as 42 unidades municipais de ensino. A primeira foi a Escola Municipal Doutor Deoclécio Dias Machado Filho, no Cosmorama, chegando à Escola Municipal Irena Sendler, no Centro. No Cosmorama, o livro de assinaturas registrou mais de 500 visitas.

“As pessoas se interessam pelo mapa da cidade e essa é uma forma de valorizarmos informações importantes da cidade. Quando realizamos esse trabalho na escola, fazemos com que os professores sejam multiplicadores de conhecimento para os alunos e estes, para seus familiares”, avalia Victor Loureiro, responsável pela curadoria e organização do material exposto.

“Mesquita: Cidade Parque” traz, além de imagens históricas de Mesquita, algumas informações relevantes do município. Como, por exemplo, que a população estimada em 2016 era de 171.020, de acordo com o IBGE. E que, de acordo com dados também do IBGE, mas de 2010, 14,38% da população mesquitenses é negra, 47,79% é parda e 36,88%, branca. Os totens que compõem a exposição também listam as 33 unidades municipais de saúde e as 42 unidades municipais de educação.

Para Victor, que integra a equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo, há uma dificuldade da população em geral para compreender as informações iconográficas e cartográficas do município, em função da linguagem técnica. “Quando simplificamos esse processo e o munícipe consegue entender, ele aumenta sua própria noção de pertencimento. Além disso, é necessário mostrarmos que o conceito de conservação ambiental vai além do que está em área verde”, alerta Victor.

Fonte: Ascom Prefeitura de Mesquita

Foto: Paulo Tauil/PMM

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *