Mesquita promove plantio gratuito

Buscando amenizar os impactos ambientais causados na região, Mesquita entrou na luta contra o desmatamento. Através da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (SEMMURB), o projeto “Mesquita Que Te Quero Verde” promove o plantio gratuito de mudas nas calçadas da cidade.

Para isso, a participação popular é fundamental. Quando o morador solicita e autoriza, o trabalho de plantio e manutenção da espécie é desenvolvido. Aroeira, Aroeira Salsa, Murta, Ipê de Jardim, Ipê Amarelo, Ipê Rosa, Ipê Branco, Ipê Roxo, Oiti, Pau Brasil, Pau Ferro, Pau Formiga, Pata-de-Vaca, Quaresmeira, Resedá-Gigante e Sibipiruna, estão entre as espécies utilizadas no projeto.

Além de deixar a cidade mais bonita, a ação visa contribuir com a melhoria da qualidade ambiental. O subsecretário da SEMMURB, Rodrigo Rodrigues, ressalta que a ação promove outros benefícios aos moradores. “O grande objetivo é dar vida às ruas, para tornar a cidade mais bonita e colorida, melhorando o clima, a qualidade de vida e também valorizar o imóvel”, declara Rodrigo.

Josie Almeida, engenheira florestal, relata a importância do plantio na cidade. “Queremos mostrar para população a qualidade de vida que arborização urbana pode proporcionar, purificando o ar, retendo ruído e poeira. Esperamos fazer plantios em todas as regiões, principalmente nos bairros pouco arborizados, vamos plantar árvores para que a cidade fique cada vez mais bonita. Também é fundamental que a população adote a planta, já que uma árvore precisa de aproximadamente 15 anos para se estabelecer”, explica a engenheira.

A arborização traz benefícios como melhoria do clima, uma vez que a sombra diminui a temperatura nos dias de calor.  Quando o plantio for solicitado pelo munícipe, será realizada uma mobilização educativa pela equipe da SEMMURB, explicando sobre a importância da preservação ambiental, além de estimular o senso de responsabilidade do cidadão.

O trabalho é gratuito e os interessados podem solicitar o serviço através do telefone 2696-1963, ou na sede da SEMMURB, que fica na Rua Arthur de Oliveira Vecchi, nº 120, 1º andar, no Centro, de segunda a sexta, das 9h às 17h.

Fonte: Ascom Prefeitura de Mesquita

Foto: Maicon Ferraz

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *