Dia do Sorriso Feliz

Na véspera do Dia das Crianças, a saúde bucal dos pequenos ganhou destaque em Queimados. Por meio da Secretaria Municipal de Saúde, a Prefeitura realizou a palestra ‘Dia do Sorriso Feliz’ na Clínica da Família Pastor Júlio Alves Sena, no Fanchem. O evento contou com diversas atividades didáticas, distribuição de escova e pasta de dente e inauguração do ‘Cantinho da Leitura’ para as crianças.

O objetivo da iniciativa foi mostrar para as crianças e responsáveis a importância de cuidar bem dos dentes. A Técnica de Saúde Bucal, Lucimar Ramos, ensinou aos pequenos a forma correta de escovar os dentes e aproveitou para realizar aplicação de flúor.

“É sempre bom frisar a importância de escovar os dentes. As mães, por exemplo, tem que ficar atentas se seus filhos estão escovando corretamente. Quando forem administrar algum medicamento para as crianças, precisam fazer a higiene da boca depois, pois alguns remédios – como o xarope – contêm muito açúcar e podem causar cárie”, explicou.

De acordo com a Secretária Municipal de Saúde, Drª Lívia Guedes, a saúde começa pela boca: “É importante tratar esses assuntos com as crianças e responsáveis para prevenir outras patologias, como a doença cardiovascular. Por isso é sempre bom alertar que é necessário escovar os dentes depois de uma refeição e orientar como fazer uma escovação correta”, declarou.

Moradora do bairro Fanchem e mãe das gêmeas Helena e Isis (2), Danielle Quintanilha (35), disse que o responsável deve ter esse cuidado com a saúde bucal dos seus filhos desde pequenos.

“A minha mãe não tinha essa preocupação comigo, mas eu ensino minhas filhas desde pequenas o quão é importante cuidar dos dentes. Muitas pessoas se preocupam mais com outras doenças como obesidade e se esquecem que a saúde se começa pela boca”, disse ela, que evita dar doces para as meninas.

A Prefeitura disponibiliza atendimento de segunda a sexta-feira, de 08h às 17h, no Centro de Especialidade Odontológica (CEO) – Rua Marumbi, 19, Centro -, nas unidades básicas de saúde e escolas da rede pública. Para consultas é necessário um encaminhamento médico. Outras informações: 21 3764-9177 ou 21 3764-9054.

Fonte: Ascom Prefeitura de Queimados
Fotos: Thiago Loureiro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *