Festival de Natal Sustentável na Lagoa

O Natal está chegando e para celebrar esse tempo maravilhoso, neste ano, a Lagoa Rodrigo de Freitas se enche de enfeites e luzes em três finais de semana. É o Festival Natal Sustentável, na praça ao lado da Paróquia São José da Lagoa (Avenida Borges de Medeiros, 2735, Lagoa), com muita música e comida boa. A abertura é neste domingo (3) e a entrada é gratuita.

Festival Natal Sustentável O objetivo do Projeto Festival Natal Sustentável é mostrar à população que um mundo sustentável é possível, fazendo uma festa sustentável linda. Seguindo a mesma linha de atuação pelo desenvolvimento sustentável, a Paróquia São José da Lagoa preparou uma programação especial. No domingo (3), as crianças já poderão se divertir a partir das 9h com brincadeiras. Às 13h, começa o churrasco com roda de samba do grupo Janeiropolitanos. A Árvore de Natal Sustentável e os Presépios de Luz serão iluminados às 20h, em uma linda inauguração ao som do grupo Decateto.

Na noite de sábado (9), serão três atrações: Coral da Polícia Civil, às 19h15, Companhia de Dança Jaime Aroxa, às 19h45, e Banda Good Old Friends, às 20h15. No domingo (10), o show será do Grupo Vocal Cantada, às 20h.

O último final de semana se inicia com shows de Karen Keldani e do pároco da Igreja São José da Lagoa e reitor do Santuário Cristo Redentor, Padre Omar, no dia 16 de dezembro, a partir das 19h30. A apresentação do padre cantor, Natal in Samba, terá diversas músicas do gênero musical tipicamente brasileiro, incluindo os sucessos do DVD Samba de Fé.

O último dia de festival terá a apresentação da peça “O Melhor Natal de Todos”, pelo grupo de teatro Santa Trupe, formado por atores profissionais e jovens da igreja, com participação especial do Coral da Paróquia São José da Lagoa, em dois horários: 11h e 20h. A festa será encerrada com um lindo show do grupo Decateto.

Novidades sustentáveis

Pensando na situação social e econômica pela qual nosso país passa e também na acelerada degradação do meio ambiente, a Paróquia São José da Lagoa, a partir do viés da sustentabilidade, decidiu produzir um lindo festival com esse diferencial: assim como a natureza, transformar e recriar.

A energia que vai alimentar toda a iluminação do evento será gerada através do conhecido sistema de energia solar da igreja, o pioneiro entre as paróquias do Rio de Janeiro. Além disso, a Árvore de Natal Sustentável e todos os enfeites da festa foram criados com materiais reaproveitados, como ferros de demolições, garrafas PET, filtros de café e tubos de papelão de toalhas de papel.

Durante o evento também serão lançados três presentes para a comunidade, que visam atender a sociedade e o meio ambiente: a Cozinha Sustentável, a Cisterna Sustentável e o Jardim de São José. O projeto desenvolvido com o olhar da sustentabilidade vive a missão da LaudatoSi, encíclica escrita pelo Papa Francisco.

A Cozinha Sustentável vai atender dois projetos sociais. O Pão Nosso de Cada Dia consistirá na entrega de alimentos aos pacientes e acompanhantes do Hospital da Lagoa, localizado ao lado da igreja de vidro, que chegam para o primeiro atendimento. O Pão Nosso de Cada Noite será a entrega de alimentos à população em situação de rua.

A Cisterna Sustentável consistirá na captação de água da chuva, que será reutilizada para irrigação do jardim e utilização no banheiro. A capacidade é de 15 mil litros.

O jardim no entorno da paróquia, por onde passam muitas pessoas diariamente, também será remodelado, a fim de se tornar um local muito mais acolhedor para a convivência no bairro, em momentos de lazer e espera de pacientes e acompanhantes do Hospital da Lagoa.

Segundo o pároco da Igreja São José da Lagoa, Padre Omar, o festival foi fruto do trabalho e empenho de cada pessoa. “Essa é a nossa festa para Jesus! Faremos novamente pulsar o coração do Rio de Janeiro, a Lagoa Rodrigo de Freitas, mostrando ao planeta a esperança de um mundo melhor. Mesmo em meio às crises e grandes dificuldades, é preciso acreditar”, afirma.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *