Feira Favela solidária

 

Quem não comprou seus presentes de Natal, terá uma ótima e tanto para fazê-lo: no dia 19 de dezembro, a ONG Favela Mundo promove a terceira edição da sua Feira Favela Solidária. Mais de 300 itens à venda foram confeccionados pelas alunas do projeto A Arte Gerando Renda, ao longo de dois meses de oficinas, que capacitaram 336 pessoas, na Rocinha e em Piedade, respectivamente nas zonas Sul e Norte da cidade do Rio. A feira acontecerá nos dois polos simultaneamente. Além disso, serão oferecidos gratuitamente serviços como manicure artística, maquiagens social e artística, tranças afro e oficinas de turbantes. O projeto conta com o patrocínio da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e Secretaria Municipal de Cultura, LAMSA e MetrôRio, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura – Lei do ISS, e apoio do Instituto Invepar.

A Feira Favela Solidária marca a formatura dos alunos das oficinas do Projeto A Arte Gerando, além de ser uma maneira de colocarem em prática o que aprenderam e ganharem uma renda extra com a venda dos itens artesanais. máscaras, guirlandas e luminárias são apenas alguns dos itens que estarão à venda com valores a partir de R$ 5.  As oficinas oferecidas foram de artesanato, maquiagem social, maquiagem artística, grafite, decoração de unhas, fantasias e adereços, turbantes e penteados afro.

“A ideia das oficinas é que os alunos possam aprender algo, empreender e gerar suas próprias rendas. 97% dos alunos eram mulheres, o que mostra, mais uma vez, a importância do trabalho voltado à capacitação feminina e o desenvolvimento de trabalhos que possam ser feitos na própria comunidade, já que elas além de fornecerem o sustento de suas famílias, precisam levar e buscar os filhos na escola.”, conta Marcelo Andriotti, diretor da Favela Mundo. “Durante a Feira Favela Solidária colocaremos nossa metodologia em prática. Será uma forma de incentivá-los e para alguns, será uma forma de quebrar o gelo com as primeiras vendas. Sabemos que algumas das alunas já estão vendendo seus produtos e sustentando suas famílias, enquanto outras ainda planejam começar.”

Fomentando o empreendedorismo social e a formação de cooperativas o projeto proporciona que, mesmo na crise, eles possam ter formas de ganhar dinheiro sem depender das vagas formais nas empresas, cada vez mais escassas. Em dois meses os alunos aprendem uma profissão que podem colocar em prática e ter retorno financeiro rapidamente.

 

Sobre a ONG Favela Mundo

Fundada em 2010 a ONG Favela Mundo já beneficiou 4.416 crianças e jovens de 125 comunidades do Rio de Janeiro e Baixada Fluminense. Representou o Brasil em diversos eventos no exterior. Em 2014 a entidade foi reconhecida como um “modelo de inclusão social nas grandes cidades”, no World Cities Day 2014, na Sede das Nações Unidas. Ao todo a Favela Mundo já esteve presente, levando a bandeira de nosso país, em oito eventos no exterior.

Feira Favela Solidária acontecerá no dia 19 de dezembro, das 15h às 16h30min, simultaneamente na Rocinha e em Piedade. Confira abaixo os endereços dos polos:

Rocinha: Av. Niemeyer 776, 8º andar – CRAS Rinaldo de Lamare.
Piedade: 
Rua Torres de Oliveira 436 – Várzea Country Clube.

Mais informações em: www.favelamundo.org.br

Fonte : Assessoria de Imprensa

Foto: Cacau Fernandes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *