Homem é preso e adolescente apreendido

Policiais militares e guardas municipais que atuam no programa Rio+Seguro prenderam um homem e apreenderam um adolescente de 17 anos, neste sábado (6) em Copacabana. O menor foi capturado pelos agentes após se envolver em uma briga em um ponto de ônibus. Ao ser encaminhado para a delegacia foi constatado que havia contra ele um mandado de busca e apreensão pelo crime de roubo.

Ainda neste sábado, equipes do Rio+Seguro prenderam Jeferson Lima dos Santos.  Ao ser identificado, o suspeito tentou fugir mas foi capturado por uma equipe que fazia o moto patrulhamento. Ao ser encaminhado para a 12ª DP (Copacabana) foi constatado que Jeferson era foragido da justiça e tinha anotações criminais por roubo, furto, estelionato e porte ilegal de arma.

No último dia (3), o projeto pioneiro da Prefeitura Rio+Seguro completou um mês de atuação em Copacabana e Leme. O programa coordenado pela Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop), que reforça o trabalho da Guarda Municipal do Rio de Janeiro (GM-Rio) e da Polícia Militar (Pmerj) no patrulhamento das vias, já resultou em 44 pessoas presas por diversos crimes como furtos, ameaça, desacato, dano qualificado, além de foragidos da justiça que foram recapturados. No período, mais de 700 pessoas foram abordadas sob fundada suspeita e 14 menores apreendidos. Foram aplicadas ainda 161 multas e mais de 2.500 materiais apreendidos pela GM-Rio.

O programa – O Rio+Seguro foi elaborado com base nos principais problemas detectados pelos setores de inteligência da Seop e GM-Rio, além de reclamações de moradores nas redes sociais e via ligações telefônicas ao 1746 (56% referentes à população em situação de rua e 32% sobre ambulantes ilegais). As equipes de campo têm suporte de dois micro-ônibus como base operacional, dez carros e 33 motocicletas. Informações e imagens captadas por 54 câmeras posicionadas em pontos estratégicos e monitoradas em tempo real pelo Núcleo de Videopatrulhamento da GM-Rio, no Centro de Operações Rio (COR), são enviadas aos smartphones das equipes nas ruas dos dois bairros pilotos.

Fonte: Ascom Ordem Pública

Foto: Divulgação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *