Junta Militar de Queimados

A Junta de Serviço Militar de Queimados está de casa nova. No início deste mês, os atendimentos foram transferidos do prédio onde funcionava o Centro Médico da Pedreira para a antiga sede do Circo Baixada (Rua O, nº 2597 – Fanchem). Dessa forma, os jovens que completam 18 anos em 2018 têm até o dia 30 de junho para efetuarem o alistamento que é obrigatório. O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h.

Além da mudança de local de atendimento, os moradores contam com outra novidade: os jovens devem consultar o serviço online antes de ir até a Junta, disponível no site: www.alistamento.eb.mil.br. Apenas os que já passaram dos 18 anos e não se alistaram que devem ir até o local para realizar o pagamento da multa (R$ 4,10) e agilizar o processo. Além disso, os certificados de reservista, disponibilizados depois do processo de seleção, também serão entregues pela Junta.

O alistamento é obrigatório e, sem ele, o cidadão fica impedido, por exemplo, de tirar passaporte, ingressar no serviço público ou ser matriculado em qualquer instituição de ensino, além de pagar multa que varia de acordo com a quantidade de dias em que o candidato deixou de se alistar. Ele representa a primeira etapa do serviço militar obrigatório. A segunda é a convocação das Forças Armadas, que ocorre no ano seguinte ao do alistamento. Durante a seleção geral, o jovem poderá indicar sua preferência pela Marinha, Exército ou Força Aérea.

Morador do bairro Vila Camarim, Marcello Almeida, 18 anos, pretende até ser militar no futuro, mas não pelo serviço de alistamento. “Nunca quis servir e minha família também nunca me influenciou nessa questão. Vim aqui na Junta no começo do mês e já consegui pegar meu certificado de reservista, foi tudo muito rápido”, disse.

Já o morador do bairro Belmonte, Lucas Garcia Duarte, 18 anos, precisa do certificado de reservista para ingressar na faculdade. “Minha mãe até tem o desejo de que eu servisse às forças armadas, mas pretendo cursar biologia ou artes cênicas. Ingressar numa universidade sempre foi um sonho. Fui muito bem atendido”, afirmou.

Os documentos necessários para efetivação do alistamento são: certidão de nascimento ou equivalente (carteiras de identidade, de motorista ou de trabalho), comprovante de residência e uma foto 3×4 recente. Após o alistamento, o jovem recebe o Certificado de Alistamento Militar (CAM) e a data de ida à Junta de Serviço Militar, para que possa tomar conhecimento quanto à apresentação na seleção geral ou à dispensa do serviço. Outras informações pelo telefone:  (21) 2665-7855.

Fonte: Prefeitura de Queimados

Foto: Divulgação

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *