Mesquita contra a febre amarela

Em Mesquita, a vacina contra a febre amarela vem sendo aplicada desde o dia 2 de janeiro. Porém, com o aumento no número de casos registrados no estado do Rio de Janeiro, os trabalhos estão sendo intensificados para que seja atendida a demanda do município. Neste sábado, as 19 unidades de saúde estarão participando do Dia D de vacinação contra a febre amarela, das 8h às 17h, e uma tenda será montada especialmente para atender, exclusivamente no Dia D, no Paço Municipal, em frente à sede da Prefeitura de Mesquita, na Rua Arthur de Oliveira Vecchi. Além disso, a partir de semana que vem, todas as unidades de saúde estarão disponíveis para os munícipes que quiserem se proteger contra a doença.

“Temos, em média, 90 profissionais – entre enfermeiros e técnicos de enfermagem – que atuam na orientação, triagem e administração da vacina e outros 120 profissionais, entre agentes comunitários de saúde e administradores, que atuam na organização interna e externa das demandas, com orientações sobre a vacinação e monitoramento das filas. Todos eles estarão envolvidos no período da campanha, lotados em suas próprias unidades de origem”, avisa Sabrina Louroza, coordenadora do Programa de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde.

A ideia é que as vacinas sejam aplicadas de acordo com a hora de chegada das pessoas. Mas, caso a procura seja maior que a esperada, poderá haver distribuição de senhas. “Isso será determinado pela avaliação de cada unidade de saúde a respeito de sua organização e para evitar conflitos. Mas é importante frisar que as unidades de saúde vacinarão no horário de 8 às 17 horas, exceto nos locais onde também são aplicadas vacinas BCG, apenas em horários específicos”, alerta Sabrina.

Para pessoas com idade superior a 59 anos ou com imunodeficiência, a Secretaria Municipal de Saúde de Mesquita orienta que um médico seja consultado para uma avaliação antes da decisão de aplicar ou não a vacina. Quanto às gestantes, poderão tomar a vacina em qualquer período gestacional. Já mulheres amamentando deverão ser vacinadas apenas a partir dos nove meses de amamentação. Abaixo, segue a lista das unidades de saúde de Mesquita onde a vacinação contra a febre amarela será realizada a partir do dia 29 de janeiro, sempre das 8h às 17h (exceções entre parênteses):

01 – CMS Paraná – Rua Paraná, 557 – Centro (exceto terça e quinta, das 8h às 11h30)

02 – UBS Nossa Senhora Das Graças – Avenida União, 673 – Santa Terezinha.

03 – UBS Alto Uruguai – Rua Uruguai, 111 – Coréia

04 – UBS Juscelino – Rua da Cascata, 60 e 70 – Juscelino

05 – UBS Jorge Campos – Rua Sergipe, 645 – Coréia

06 – UBS Santa Terezinha – Rua Mário de Abreu, 170 – Vila Emil

07 – UBS Edson Passos – Rua Presidente Castelo Branco, s/nº – Edson Passos (exceto segunda, das 8h às 11h30)

08 – UBS Cosmorama – Rua Carlos Faria, 131 – Cosmorama

09 – UBS Banco de Areia – Rua Bicuíba, 418 – Banco de Areia

10 – UBS BNH – Avenida das Oliveiras, 335 – BNH

11 – UBS França Leite – Rua Coronel França Leite, 732 – Chatuba

12 – UBS Parque Ludolf – Rua Hipólito, 845 – Vila Emil (exceto segunda, das 8h às 11h30)

13 – UBS Vila Norma – Rua Célio Azevedo, 2019 – Vila Norma

14 – ESF Sete Anões – Rua João Pontes, 188 – Santa Terezinha

15 – ESF Jacutinga – Rua Maria das Graças s/nº – Jacutinga (exceto sexta, das 8h às 11h30)

16 – ESF Walter Borges – Rua Inácio Serra, Chatuba (exceto quarta, das 8h às 11h30)

17 – ESF Maria Cristina – Rua Ermelinda, 190 –  Rocha Sobrinho

18 – ESF Santo Elias – Rua Nestor, 641 – Santo Elias

19 – ESF Edson Passos – Rua Magno de Carvalho, 317 – Edson Passos

 

Fonte: Ascom Prefeitura de Mesquita

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *